Páginas

26 agosto 2013

Pros e contras

Fui à primeira consulta em Julho. 
A minha primeira reacção (como penso que seja para qualquer pessoa que vá a uma consulta de nutrição por vontade própria) foi de esperança. Saí de lá parecia que pesava menos 10 kg :P muito mentalizada para cumprir e portar-me bem e assim foi (tem sido).


A primeira semana foi terrível. Eu não sou pessoa de comer compulsivamente. Os nervos dão-me para não comer ao contrário de muita gente. E não posso dizer que senti fome porque não senti. Mas as quebras de tensão, as dores de cabeça e o sono apoderaram-se de mim.

Esta dieta tira-nos quase na totalidade os açucares. Compensa-os com vitaminas, protege o fígado com umas ampolas e carrega na proteína. Basicamente muito semelhante às restantes. Eu não me dei muito bem com isso, liguei para a nutri e ela achou muito estranho não tinha conhecimento de outras pessoas com esses sintomas ( vim eu a descobrir afinal que sim é muito comum ter estes sintomas neste tipo de dieta, não obstante os suplementos).
Na altura não mudou o programa, achei estranho mas ainda estava numa de plena fé "na coisa". Pimba, mais quebras de tensão. Liguei para ela acrescentou-me um lacticínio (num post seguinte descrimino o plano alimentar). A partir daí já não houve mais sintomas estranhos apenas o sono.

Continuei, continuo, a cumprir o plano com uma ou outra asneira aqui e ali mas de forma comprometida e os resultados já estão à vista. Porém o dia à dia é demasiado penoso para ser feito de forma espontânea. Esta dieta é muito exigente a nível de planeamento, provavelmente todas o são de alguma forma, mas esta pela privação extrema obriga a planear tudo sob pena de comermos absolutamente a mesma coisa todos os dias durante um mês - mínimo.

Boa sorte para quem tem mais imaginação, eu vi-me grega!



PROS

Resulta (até ver)!
Bem localizado - perto de casa e do trabalho.
No meu caso a nutricionista é muito simpática, 
disponível, 
acessível via telemóvel ou mensagens,
 presta um serviço informado e esclarecido, 
Horários flexíveis
dedicada e preocupada com o nosso contexto pessoal.
É barato - 7€ cada consulta
Recomenda produtos de supermercado - não apenas os produtos da marca da dieta.
Explica como ler os rótulos dos produtos incluídos na dieta.


CONTRAS

Sacrifício inicial desproporcional e radical.
Muito generalizado, os planos não são personalizados, têm pequenos ajustes relativos a condicionantes de saúde mas é só.
Não dá informação para lá do recomendado no plano. Quando perguntei as respostas são vagas e limitadas ao pode ou não pode comer.
Os suplementos são praticamente impostos, uma pressão enorme - eu tive de bater o pé e dizer um NÃO redondo e capital. E são caríssimos mas isso já não é novidade.
Não dão sugestões de receitas para além do que está ocasionalmente no facebook e as poucas sugestões do site.
Pesa-mo-nos sempre mas as medidas são mensais -  a mim interessava-me ir medindo a massa gorda isso motiva-me mais do que o peso.
Não pedem nenhum tipo de análises ou background médico.

Estes penso que são os mais relevantes para mim. Baseei-me comparativamente na última dieta que fiz na Naturhouse. ADORAVA de paixão a minha nutricionista e tenho muita pena de não a ter por perto caso contrário nem pensava em alternativas. Infelizmente o mérito era da nutricionista pois já tentei a Naturhouse novamente e apanhei com profissionais muito pouco profissionais.

A minha anterior nutricionista deu-me um plano adequado a mim (que na altura fazia 2h de desporto diárias). Solicitou exames médicos, teste de tolerância alimentar. Facultou-me receitas, sites onde as podia ir ler. Truques para contornar os dias da asneira (dizem que mais para a frente esta também o vai fazer) desde o inicio. Dias de detox sustentáveis. Sem privação de nutrientes. Enfim eu adorei e não engordei durante 6 anos até conhecer o meu marido, mudar de casa e de vida e voltar a cometer crimes como  comer bitoques às 23h e outras alarvices várias vezes por semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário