Páginas

25 janeiro 2016

SEMENTES

LINK - artigo completo


ABÓBORA

Rica em proteínas e num aminoácido triptofano que ajuda a regular o sono e o bom humor. Fonte de fibras e gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, também tem boas quantidades de zinco, vitaminas A, B6, K e ácido fólico.

CHIA

Originária da América do Sul, é excelente fornecedora de vitamina A, cálcio, magnésio, potássio e ferro. Duas colheres de sopa têm mais ómega 3 do que uma posta de salmão. Deve demolhar-se para ficar com uma textura gelatinosa.

GIRASSOL

Muito gordurosas, estas sementes são ricas em ómega 3, vitamina E, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ferro. De sabor suave, combinam bem com iogurte, saladas, refogados de legumes ou de carne, arroz e até sopa.

LINHAÇA

Pode abusar-se quando o objetivo é perder peso, porque saciam bastante. E como são ricas em fibra, afastam a obstipação. Também se revelam eficazes no tratamento dos sintomas da menopausa e redução do colesterol. Devem ser consumidas moídas.

PAPOILA

Parecem pequenas balas de chumbo e por isso mesmo dão um toque original sempre que são adicionadas à comida, alterando a forma como os alimentos atuam no organismo por causa da sua composição nutricional – é muito rica em fibras.

QUINOA

Possui 14% de proteínas, mais do dobro das que existem no trigo. Também é rica em aminoácidos essenciais. Há ainda a somar a sua abundância em vitaminas (A, B6, B1, E e C), minerais (cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco) e ácidos gordos.

SÉSAMO

Foram as primeiras sementes a serem incorporadas na alimentação ocidental. São abundantes em magnésio e cobre e uma boa fonte de zinco, fósforo, ferro e vitamina B1. Existem nas variedades branca e preta.

Sem comentários:

Enviar um comentário