Páginas

29 março 2013

Panquecas



Ando com uma panca por panquecas... já a tinha mas nunca mais me deu para isso, até à dias que em conversa descobri que o marujo não as sabia fazer e apenas as tinha comido 1 ou 2 vezes... 
Ora um cromo do fogão daqueles a dizer-me uma destas.. tratei logo de fazer um workshop da panqueca e além de ter sido giríssimo ver a lara a fugir pela cozinha toda pintalgada de farinha as ditas ficaram deliciosas. Com a vantagem que eu não sei vira-las no ar e ele domina a técnica. 
Depois disso tem sido um hábito fazer panquecas, finas, altas, simples, com todo o tipo de coberturas e recheios e até a sogra já me ensinou como as faz para congelar e ter sempre uma sobremesa de improviso mas ela abusa - leite condensado cozido e natas - são de morrer mas já lhe disse que esqueça a coisa pelo menos por enquanto ou eu desgraço-me.

A receita pode ser aperfeiçoada mas para já é esta:

Massa
6 panquecas finas
___________________________________________

1 clara de ovo
1 caneca de leite magro
1 caneca de farinha integral (125g)
2 colheres de gérmen trigo = Proteína

Coberturas
___________________________________________


Chocolate
1 colher de sobremesa de iogurte de soja natural
com raspas de chocolate sem açúcar PINGO DOCE 21 Kcal




Outras coberturas
___________________________________________


Maçã
Colocar uma maça reineta com
1 colher de açúcar amarelo 
uma lasca de pau de canela
e uma casca de limão
numa taça com água apenas a cobrir a maçã
cozer até reduzir a água e fazer caramelo

microondas cerca de 12m 700w
fogão 30m lume no mínimo

Depois de cozida desfaz-se a maçã grosseiramente
Acrescenta-se canela em pó
e
acompanha-se com iogurte grego!

Frutos Silvestres
Morangos, amoras, mirtilhos, framboesas a gosto
com raspas de chocolate preto
e mascapone!

Simples
Açúcar mascavado e canela em pó

Abóbora
Doce de abóbora com iogurte azedo e frutos secos - eu prefiro nozes.

Sem comentários:

Enviar um comentário